quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Bem vindos.Vamos conhecer a origem da família




          Em 2010 após ter encontrado no Orkut, a comunidade família Caxiado, criada por Valter Zeola Caxiado, de Campo Grande-MS, me animei a pesquisar sobre esta família que, até onde sei, teve início no final do século XIX. Fiz contato com algumas pessoas para obter informações, com intuito de escrever um livro, que esclarecesse a origem dessa família. Achei que seria importante mostrar os desafios que enfrentamos para nos colocarmos no patamar em que estamos e, provar que somos capazes de fazer nosso destino, sendo úteis, admirados e por consequência, felizes. Entretanto, por conta dos meus afazeres e algumas dificuldades, abortei a ideia do livro. No início deste ano, 2014, ocorreu-me que talvez fosse interessante criar um blog, onde iniciaríamos postando as primeiras novidades e, posteriormente com a descoberta de novos membros faríamos um trabalho mais consistente. Neste primeiro momento, pensamos em disponibilizar um espaço para que cada pessoa interessada (da família) possa manifestar-se com suas histórias e depoimentos. Achamos também, que os interessados, tenham a chance de escrever uma síntese de sua biografia narrada com suas próprias palavras, onde constará nome dos pais, avós, tios, primos, irmãos, nível intelectual, social e profissional além, de naturalidade, cidade onde reside e contato. Claro, não é obrigatório detalhes!  Com a criação deste blog, acreditamos que será o primeiro passo para documentarmos a história desta família. Assim espero e, conto com o apoio de todos, Obrigado! Abraços!


                                         Tita Caxiado.


                                                                               *******
                      Vamos conhecer as duas figuras
                     primordiais na constituição da família:

              João Caxiado da Silva, grupo "A"
                                                                           e José Caxiado da Silva, Grupo "


                                                         Origem do nome Caxiado

     Este é o homem responsável pela descoberta sobre a origem do nome Caxiado atribuído a nossa família, no final do século XIX. Ele tinha cinco irmãos, três homens: Antonio, Lourenço, Orlando e duas mulheres: Mariana e Quitéria. Tudo começou pelo seu irmão Orlando, que tinha cabelos cacheados e as pessoas da comunidade resolveram apelidá-lo por cacheado e, assim aconteceu aos demais membros da família.  Mais tarde, Por volta da década de 30, já no século xx, passaram a exigir documentos, e foi então que eles, por conta própria, adotaram o simples Caxiado com xi. Contudo, ainda hoje encontramos na família pessoas identificadas pelo Cachiado com CHI, (e, não com CHE) que é o caso do meu tio, Job Cachiado e, suas duas filhas que residem na cidade de Venturosa-PE. Sabemos, através de pesquisas, que as raízes desta família são fincadas no interior de Pernambuco, nas regiões, sertão e agreste do estado, mais propriamente, nas cidades de Alagoinha, Pesqueira, Venturosa, Garanhuns e Paranatama, que antes era conhecida por Serrinha de Catimbau e, reduto dos Caxiados.

  


                                
                              Precursor da geração dos Caxiados do grupo B



Este é o outro homem responsável pela nova geração de Caxiados, que classificamos em grupo “B”. José Caxiado da Silva, ainda jovem, chegou a terras estranhas, enfrentou dificuldades e com disposição, trabalho e coragem adquiriu terras. Casou-se e constituiu família. No auge das suas forças, venceu desafios e escreveu sua história. Não deve ter sido fácil, conviver com a saudade, se estabelecer em terras alheias e conseguir formar uma geração de pessoas com dignidade. Por isso mesmo é que todos nós, daqui ou de lá, temos orgulho de dizer que ele é um herói digno e merecedor do nosso respeito,admiração e carinho.

Detalhe: trocou de cidade, mas não trocou seu verdadeiro nome. E, essa sua autenticidade, nos permitiu a descoberta, aproximação e, a unificação de uma família dividida por acaso do destino.


                                                         

                                                            
                                                                  A família



 A família tornou-se conhecida por conflitos, onde alguns membros destacaram-se pelos seus atos de coragem, bem como, seus métodos de fazer sua própria justiça. Por conta dessas ações, surgiram as perseguições que desestruturou a família e forçou a fuga de muitos deles para outras regiões do país. É importante salientar quê, muitas pessoas má intencionadas, aproveitaram-se das circunstâncias, para promover desordens sob a fama da nossa família e, esses atos negativos contribuíram para fragmentar nossa gente. Mas, o que nos importa hoje é informar as novas gerações das suas origens. E, para melhor compreender essa nova era, classificamos a família em dois grupos: A e B. O grupo “A,” são os Caxiados de Pernambuco, na região nordeste e, o grupo “B” são os Caxiados dos estados de Goiás, Mato Grosso, na região sul e parte central do país. Entretanto, temos encontrado Caxiados em outros estados como Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário